domingo, 18 de abril de 2010

A 2ª internação da 2ª cirurgia

Chegamos ao HC campus para uma nova internação.
João não aceitava as dores de cabeça, não entendia porque agora ele tinha episódios de vômito.Seu estado geral era ruim.Não queria comer, não queria conversar e nem se mexer.Embora pudesse, não queria se levantar nem para ir ao banheiro; eu colocava o "papagaio" .
A endocrinologista responsável pelo seu caso, a mesma que tinha percebido que ele estava com TROMBOSE da outra vez, muito interessada e atenciosa, veio vê-lo.
Em pouco tempo já havia 3 ou 4 médicos no quarto tentando saber o que estava acontecendo.
Suspeitou-se da SÍNDROME DA PERDA DE SAL.
Um EMBATE se instalou. O João ficou desesperado pelo rigor do CONTROLE HÍDRICO.Todo volume de líquido ingerido e eliminado tinha que ser registrado num impresso próprio. Assim, toda vez que eu retirava o "papagaio" tinha que transferir a urina para um frasco graduado, conferir o volume,registra-lo no impresso e só depois desprezá-lo.
Todo e qualquer tipo de líquido ingerido também tinha que ser dosado e registrado , porque ele tinha um volume máximo permitido, que acho que era de 500ml/24 horas.
Foi um PESADELO.
A SEDE dele por causa da DIABETES INSIPIDUS já era intensa. Ele não se conformava com nossa recusa ao seu pedido de água. Ele virou um BICHO.
Esbravejava, xingava e pedia água. Dizia que não iria resistir. Quando permitíamos que tomasse 100ml devagar ele queria que não registrássemos no impresso de controle.
Ofereci molhar seus lábios com algodão embebido em água,
_"você não me entende? onde vc viu alguém matar a sede com algodão molhado????"
_ "no cinema", eu dizia, querendo que ele acreditasse. " nos filmes de índios", não sei de onde tirei aquilo.
_"eu não sou índio", ele respondia bravo, "eu tenho sede, voces estão me matando"
Ele então muito esperto pedia melancia, laranja, melão.
Eu já estava ficando maluca.
De madrugada ele acordava todo o tempo:_"me leva para o chuveiro!"
_"agora?"
_"agora! preciso sentir a água!". Obedeci sempre.
_"me deixa ficar sentado numa cadeira embaixo do chuveiro, pelo amor de Deus!!!".Obedeci de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário