sábado, 11 de junho de 2011

A radio começou ...

E o esperado se tornou fato. Começamos a radioterapia.
O radiologista que atendeu o João foi muito gentil e atencioso, o que nos confortou muito. Que diferença do oftalmologista que o atendera no momento do exame Campimetria. O oftalmo parecia qualquer coisa, menos médico.
Ele já começou chegando atrasado no atendimento, que era uma consulta particular agendada dias antes. Chegou vestindo calças bege, camisa vermelha amassada, do lado de fora da calça, com ar de desdem.O João se apresentou como seu "colega". Frio, indiferente,e até um pouco cínico. João odiou. Inclusive não entendemos pporque consulta-lo, já que o pedido do neuro era apenas de exame. Mas não nos deram opção.
Graças a Deus, o radiologista foi diferente. Foi humano e tratou o João com muito respeito.Deu-nos uma rica explicação e nos preparou para a possibilidade da visão piorar no começo do tratamento para depois regularizar.Seria natural,desde que a região estaria sofrendo um estímulo.
alertou-nos também que a radioterapia tinha como objetivo parar o crescimento do tumor, não a recuperação do que já foi perdido.
Seriam 30 sessões, de segunda a sexta, sempre no mesmo horário.
Falou também de alguma complicação mais séria poderia ocorrer após 2 anos.
Não consegui perguntar que complicação seria esta. Não consegui perguntar de efeitos colaterais.Virei uma estúpida.

6 comentários:

  1. Vania
    Vc sumiu... Olha vá com fé, vai dar tudo certo. Também fiz radio e estou aqui com a graça de Deus! Não perca a esperança, Deus há de te dar a força que precisas. Desejo que tudo corra bem! Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá querida, li um pouco do seu blog.. Estou passando um problema bem parecido, meu filho de 6 anos operou em março/11 um tumor na regiao hipotalâmica, ele fez 6 cirurgias ao total colocou válvula DVP. Meu filho ficou com problenas hormonais inclusive a Diabete Insipidus ele toma meio comprimido pela manhã e 1 comp. a noite, ele não sente muita sede como o seu marido, toma hormonio da tireóide tb, e para a minha tristeza ele perdeu a visão.. Meu filho dorme muito, o médico disse q o hipotálamo é responsável por esta função e foi mexido descontrolou tudo... Segundo a biopsia o tumor era um Astrocitoma grau 2, não é benigno, alguns médicos consideram... ele pode evoluir para maligna.. eu sofro muito todos os dias, só Deus p/ me dar forças... Amiga muita força, fé. que Deus abençoe muito o seu marido nesta nova estapa de radioterapia, meu filho não fez radio e nem quimio somente ira fazer acompanhamento de RM a cada 4 meses..
    anota o meu e-mail ele tb é o meu orkut margo.nunes@hotmail.com
    Beijo...

    ResponderExcluir
  3. Vania minha amiga... Meu tumor também fica bem próximo como o do seu marido, como você sabe, também tenho diabetes insipidus como sequela da primeira cirurgia, e no meu caso a radio não foi indicada, pois o tumor que restou está muito próximo ao nervo óptico e correria o risco de eu ficar cega (eu já perdi a visão bilateral do olho direito), então por enquanto estamos fazendo acompanhamento com RM para ver se continua a crescer!!!
    Vania minha amiga tenha fé que tudo dará certo, estarei aqui rezando por teu marido conheço casos em que a radio foi essencial para a regressão do tumor!! Vamos com Fé e precisando estamos aqui!!
    Beijos...

    ResponderExcluir
  4. Olá vania, deixei um comentario para você em um post antigo sem querer. Meu nome é marisa e meu pai está com câncer de rinofaringe onde o tumor encontra-se perto do quiasma otico. Ele fará uma cirugua de retirada dentro de algumas semanas mas "sobrará" a parte encostada no quiasma tendo q ser feita a radioterapia por braquiterapia com o risco de ficar cego. Estou acompanhando sua dor e angustia! tenha fé. as vezes é dificil mas existem pessoas q dependem da sua força principalemnte o seu marido. Aguardo noticias asiosamente. Abraços fraternos, marisa.

    ResponderExcluir
  5. Oi vania, meu pai também foi operado deste tumor.. O tumor era muito extenso então por este motivo a cirurgia teve que ser feita em 2 vezes, sendo que na segunda vez o restante do tumor estava no hipotalomo, comprimindo o nervo óptico, ele foi operado e creio que graças a tecnologia e as mãos do milagroso médico ele não ficou cego e nem teve nenhuma sequela na segunda cirurgia e todo o tumor foi removido por completo.., da primeira teve diabete insipidus, confusão e memória muito curta que com exceção da diabetes estão melhorando devagar.. ele foi operado no hospital albert einsten pelo neuro cirurgião emilio fontoura.. Abraços vania, boa sorte pro seu marido, de coração espero que ele se recupere pois sei bem da dor e angustia que você esta sentindo pois agente passa por ela todos os dias desde que meu pai foi operado, abraços.

    ResponderExcluir
  6. Meu no lady minha mãe está com tumor maligno ele se chama Carcinoma indiferente rinofaringe estou desesperada por favor alguém combessa doença informações

    ResponderExcluir