quarta-feira, 30 de março de 2011

Vai começar tudo de novo?

Há aproximadamente 3 semanas o João voltou a se queixar da vista. Disse que às vezes percebia uma pessoa distante de forma mais embaçada.Aguardou um pouco ,porque já sentira isto antes , e tudo voltara ao normal.Após 1 semana, não sentindo melhora, consultou o seu oftalmologista.
Segundo o médico, a visão estava boa, os testes de grau, não sei se é assim que fala,estavam sem alteração e portanto, não precisaria trocar os óculos.E o João resolveu dar mais um tempo.
Com frequência tenho obervado sua tristeza e preocupação com esse embaçamento da visão. Dei então um ultimato:Vamos antecipar o retorno com oseu neurocirurgião.
E hoje fomos ao tal retorno.
Muito me emocionou as palavras do seu médico, Dr. Hélio. Após ouvir as queixas do João e o meu relato de seus momentos de profunda tristeza com relação à sua saúde, ele disse : "você já é um vitorioso. Você tem lutado com esse tumor há mais de 5 anos. E até agora você ganhou.Vamos continuar na luta."
O médico contou que esta semana ele tinha operado um paciente de 21 anos com a recidiva do craniofaringioma. O bonito da história é que este paciente tinha sido operado pela primeira vez com 1 ano e meio de idade.O tumor demorou 20 anos para crescer de novo.Precisamos ter esperança.
Eu tenho esperança. Também li certa vez que a última coisa que se tira de uma pessoa é a esperança.Ele também a tem.
Mas estou arrefecendo.Preciso me preparar. Esta semana ele fará outra ressonância e outra campimetria,exame que mostra o quanto da visão lateral está comprometida, dando uma idéia do crescimento do tumor.
Senti pena dele no caminho. Senti pena de mim. As vezes sinto que não percebo mais quem é quem.Não sei onde ele termina e eu começo.
São 31 anos de casamento e 7 de namoro. Não sei mais se vejo o mundo pelos meus olhos apenas, mas também pelos deles. A sentença será para os dois.
Pai Nosso que estás no céu...

Nenhum comentário:

Postar um comentário